HISTÓRICO E LOCALIZAÇÃO DO PVCSJ (PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO SÃO JOSÉ)“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstância de sua escolha e sim sob aquelas que se defrontam diretamente legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos. E justamente quando parecem empenhados em
revolucionar-se a si e às coisas, em criar algo que jamais existiu, precisamente nesses períodos de crise revolucionária, os conjuram ansiosamente em seu auxílio os espíritos do passado, tornando-lhe emprestado os nomes, os gritos de guerra e as roupagens, a fim de apresentar-se nessa linguagem emprestada.”
Karl Marx: 18 Brumário de Luís Bonaparte
O Pré-vestibular Comunitário São José, localizado na Avenida Amaro Cavalcanti, número 1761, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, de frente para a estação de trem, foi fundado em 1998, com o apoio do Padre Antônio Montenegro de Aguiar que cedeu um galpão no fundo da igreja, onde até hoje são ministradas as aulas do curso.
Apesar do surgimento da ideia ter se dado no ventre de um espaço católico, o PVCSJ realiza uma “educação laica e apartidária”, com o objetivo de preparar jovens e adultos, os quais se encontram em situações desfavorecidas, no ingresso das universidades públicas.
FUNCIONAMENTO
“Conhecer-se não é desmontar nem explicar.
É chegar até a visão. Mas, para ver,
É preciso, antes de mais nada, participar.
Isso é uma dura realidade.”
Antoine de Saint-Éxupery
O “Cursinho”, como carinhosamente é chamado pelos próprios integrantes, nasceu da vontade de possibilitar aos alunos da comunidade carente o acesso às universidades. Sobretudo atende pessoas de várias partes do Rio de Janeiro, como Santa Cruz, Niterói, Tijuca, Campo Grande, Queimados, etc, principalmente por se localizar de frente à estação ferroviária.
A divulgação desse trabalho ocorre através de panfletos; cartazes; faixa afixada na igreja, de frente à estação ferroviária; notas na imprensa, entre outros. Contudo, a melhor divulgação é feita com as indicações das pessoas que já fizeram o curso e conhecem o trabalho desenvolvido.
O PVCSJ é composto por um grande grupo de aproximadamente 30 profissionais divididos em equipes disciplinares, com total autonomia para a elaboração do planejamento dos trabalhos, aulas e métodos educacionais empregados. Conta o curso, ainda, com um número de integrantes de apoio; sendo este incluído no quantitativo supracitado.
Todos os voluntários , em formação, recém-formados ou com vasta experiência docente, no setor público ou privado, com prêmios, livros publicados, não possuem retorno financeiro algum.
Isto ocorre para caracterizar, de fato, o voluntariado, conforme estabelece a Lei do Voluntariado, nº 9.608, de 18/02/98.
Assim, o PVCSJ colabora para que esses profissionais desenvolvam as próprias competências. Busca o conhecimento, a atualização, além de atuar como pedra fundamental na jornada do aprimoramento/aprendizagem destes que se dedicam à causa nobre que é educar.
Trata-se, portanto, de uma gestão participativa onde todos podem emitir as próprias opiniões, democraticamente, e atuar nas decisões de todo o grupo. Todos são sujeitos imbuídos de direitos e deveres.
No que concerne a tais valores, o curso teve um primeiro Estatuto em 2000 e a segunda versão, em 2007. Nesta lei interna cujos efeitos se voltam apenas aos que ali militam, há todas as diretrizes reguladoras do trabalho.
No Estatuto do PVCSJ, o professor e coordenador Luiz Otávio M. Oliani comunica que “ser voluntário é assumir o que se pode cumprir.” Por isso, é importante só prometer fazer uma atividade se esta for humana e socialmente possível a quem assume tal responsabilidade, até porque ali ninguém é obrigado a nada. As pessoas defendem uma causa: a educação e a ela se dedicam, conforme circunstâncias pessoais de disponibilidade e tempo.
COLABORAÇÃO MENSAL O PVSJ solicita aos estudantes inscritos no curso uma colaboração no valor simbólico de R$15,00 (quinze reais) por mês para custeio de material de limpeza, de secretaria, produtos como café, açúcar, xerox, material de limpeza, custeio de serviços diversos, bem como outros necessários às atividades de manutenção do curso e da Biblioteca Cônego Antônio Montenegro.
Estes valores são registrados no livro caixa e encontram-se disponíveis, a qualquer um que desejar ver a contabilidade. Esta é apresentada a todos os voluntários, alunos e encaminhada ao Padre.
A BIBLIOTECA, MAIS UM ESPAÇO DE CONTRIBUIÇÃO SOCIAL“A sala de aula está em toda parte”
Decroly Este espaço, como cita Inez Conceição, ex-coordenadora do PVCSJ, “é o nosso Quartel General!”.
É nele que funciona a secretaria do PVCSJ, onde surgem as mais diversas ideias.
Foi organizado pelos voluntários a partir das contribuições de livros doados pela comunidade externa e interna ao PVCSJ.
ATIVIDADES DESENVOLVIDASa) Projeto Aula Zero (reforço de Língua Portuguesa, Matemática e Química, com revisões dos principais tópicos do ensino fundamental);
b) Aula Inaugural;
c) Simulados;
d) Passeios culturais e atividades extracurriculares.
*Micheli SIlva Souza Bahia é ex-aluna do PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO SÃO JOSÉ. É bacharel e licenciada em Pedagogia pela UERJ. Gentilmente, cedeu ao blog do PVCSJ parte do texto que escreveu num relatório de Estágio Supervisionado sobre movimentos sociais, tendo este feito parte da monografia da UERJ para obtenção de grau.